O que Musicoterapia n¦o é | Saddlebrooke Accommodations

Definição e citações sobre Musicoterapia

O que é musicoterapia?

Musicoterapia é o uso clínico e baseado em evidências de intervenções musicais para atingir objetivos individualizados dentro de uma relação terapêutica por um profissional credenciado que tenha concluído um programa de musicoterapia aprovado.

Musicoterapia é uma profissão de saúde estabelecida em que a música é usada dentro de uma relação terapêutica para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais dos indivíduos. Depois de avaliar os pontos fortes e as necessidades de cada cliente, o musicoterapeuta qualificado fornece o tratamento indicado, incluindo a criação, o canto, a mudança e a audição da música.

Através do envolvimento musical no contexto terapêutico, as habilidades dos clientes são fortalecidas e transferidas para outras áreas de suas vidas. A musicoterapia também oferece meios de comunicação que podem ser úteis para aqueles que acham difícil se expressar em palavras. Pesquisas em musicoterapia apoiam sua eficácia em muitas áreas, tais como: reabilitação física geral e facilitação de movimentos, aumentando a motivação das pessoas para se engajar em seu tratamento, proporcionando apoio emocional aos clientes e suas famílias e fornecendo uma saída para expressão de sentimentos.

O que a musicoterapia não é?

A American Music Therapy Association (AMTA) apoia a música para todos e aplaude os esforços de indivíduos que compartilham sua produção musical e tempo; Dizemos que quanto mais música melhor! Mas a musicoterapia clínica é a única disciplina profissional, baseada em pesquisa, que aplica ativamente a ciência de apoio às experiências criativas, emocionais e energizantes da música para o tratamento da saúde e objetivos educacionais. Abaixo estão alguns fatos importantes sobre a musicoterapia e os musicoterapeutas credenciados que a praticam:

Musicoterapeutas devem ter um grau de bacharel ou superior em musicoterapia de uma das 72 faculdades e universidades aprovadas pela AMTA, incluindo 1200 horas de treinamento clínico.

Os musicoterapeutas devem possuir a credencial do MT-BC, emitida por meio do Conselho de Certificação de Musicoterapeutas, que protege o público garantindo a prática competente e exigindo educação continuada. Alguns estados também exigem o licenciamento de musicoterapeutas certificados pelo conselho.

Musicoterapia é uma profissão de saúde baseada em evidências com uma forte base de pesquisa.

Os cursos de Musicoterapia exigem conhecimentos em psicologia, medicina e música.

Esses exemplos de música terapêutica são notáveis, mas não são musicoterapia clínica:

  • Uma pessoa com Alzheimer ouvindo um iPod com fones de ouvido de suas músicas favoritas
  • Grupos como Músicos de Cabeceira, Músicos de Chamadas, Profissionais de Música, Curadores de Som e Tanatologistas de Música
  • Celebridades atuando em hospitais e / ou escolas
  • Um pianista no saguão de um hospital
  • Enfermeiras tocando música de fundo para pacientes
  • Artistas em residência
  • Educadores de artes
  • Um, estudante high school, violão jogo, em, um, lar cuidado
  • Um coral cantando no andar pediátrico de um hospital